Cadastre-se

Cadastre-se e receba novidades

Clique aqui

Contate-nos agora

(+55) 19 3435-7435
bug@bugagentesbiologicos.com.br

Clique aqui

Acesso Restrito

PRAGAS: - Lepdoptera  | Hemiptera  |  Coleoptera

Lepdoptera

LAGARTA-DA-MAÇÃ (Heliothis virescens)

Descrição - O adulto é uma mariposa que apresenta coloração pardacenta nas asas anteriores, com três linhas oblíquas avermelhadas. Os ovos podem ser colocados em várias partes da planta, mas os ponteiros com folhas novas e brácteas são os locais preferidos. As lagartas no início do desenvolvimento não apresentam listras pelo corpo, mas com seu desenvolvimento podem ficar bem escuras, até preta, podem atingir 25mm de comprimento. A pupação se dá no solo.

Biologia - As lagartas recém eclodidas alimentam-se de tecidos novos, folhas ou botões florais,. Neste estágio atacam as maçãs, destruindo uma ou mais lojas, atingindo também as sementes. Finda a fase larval, transformam-se em pupas, no solo, originando os adultos.

Prejuízos - Destroem os botões e as maçãs diminuindo a produção. Além disso, favorecem a penetração de microrganismos, através dos orifícios praticados. Esta praga ocorre principalmente na região noroeste de São Paulo e em áreas de algodão de Goiás. Ela é muito afetada por condições climáticas, sendo que a aplicação inadequada de produtos químicos (piretróides) pode eliminar seus inimigos naturais, provocando o aparecimento de grandes populações do inseto.

Principais Inimigos Naturais:
Parasitóides - Trichogramma spp., parasitando ovos de H. virescens

clique nas fotos para amplia-las


OVOS

LAGARTA E DANO

ADULTO